segunda-feira, 13 de junho de 2011

Raios cósmicos, o que são?





Raios cósmicos são partículas extremamente penetrantes, dotadas de alta energia, que se deslocam a velocidades próximas à da luz no espaço sideral. Portanto, raios cósmicos não são raios, mas partículas.

Essas partículas, ao chegarem à Terra, colidem com os núcleos dos átomos da atmosfera, a cerca de 10 mil metros acima da superfície do planeta, e dão origem a outras partículas, formando uma “chuva” de partículas com menos energia, os chamados raios cósmicos secundários.
O número de partículas que chegam ao nível do mar, em média, é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado.
Os raios cósmicos secundários são inofensivos à vida na Terra, mas os raios cósmicos primários são perigosos para os astronautas no espaço.

A principal fonte de raios cósmicos vem do Sol, que projeta no espaço um grande número de partículas carregadas.
Mas as estrelas, buracos negros e galáxias também emitem raios cósmicos.



Como enxergá-los?

Essas partículas são invisíveis a olho nu. Entretanto, o raio cósmico primário (a partícula inicial – próton, núcleo pesado ou partícula ainda desconhecida) ao chegar à atmosfera terrestre interage com átomos e moléculas da atmosfera e produz uma cascata composta por outras partículas e algumas dessas partículas chegam até o chão, como uma chuva invisível. Assim, algumas formas de observação são:
-no solo
-no subsolo
-na atmosfera

Fontes: http://www.astronoo.com/articles/raiosCosmicos-pt.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_c%C3%B3smico
http://www.fsc.ufsc.br/~tati/raioscosmicos/comoenx.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário